ANÁLISE DA REVISTA CAPRICHO
“Capricho nasceu adulta, em 1952, com fotonovelas. Em maio de 1985, virou a ‘revista da gatinha’ e trazia modelos nas capas. A partir de 96 foi a vez das celebridades (...). Em junho de 2006, nova mudança(...)” (CAPRICHO, Ed. 1000 3/09/2006, p-20)
“Capricho nasceu adulta, em 1952, com fotonovelas. Em maio de 1985, virou a ‘revista da gatinha’ e trazia modelos nas capas. A partir de 96 foi a vez das celebridades (...). Em junho de 2006, nova mudança(...)” (CAPRICHO, Ed. 1000 3/09/2006, p-20)
A revista Capricho começou a circular em 1952, foi a segunda revista lançada pela Editora Abril (a primeira foi O Pato Donald, em 1950) e a primeira destinada ao público feminino, com faixa etária entre 20 e 40 anos, no Brasil. Com formato pequeno, a publicação era quinzenal.
As primeiras edições traziam fotonovelas italianas, cortadas as partes de sexo e violência, evitando tudo que ofendesse a moral conservadora da época. E, diferentemente das outras revistas desse segmento, que traziam capítulos por revista, a Capricho trazia fotonovelas completas em uma única edição.
Em maio de 1982, a revista sofreu grande mudança editorial, a fotonovela não era mais conteúdo da revista, ela vinha em forma de encarte, firmando a nova linha editorial. As mudanças foram de formato, logotipo, periodicidade (voltou a ser mensal) e público alvo. “Capricho teve que passar pela mudança radical para se manter no mercado, enquanto muitos títulos desapareceram porque insistiram em continuar usando a mesma fórmula” (SCALZO, 2004, p. 90).
A mudança do público alvo trazia um mercado consumidor ainda inexplorado, os adolescentes. O público alvo, nessa época, eram jovens entre 15 e 19 anos, com reportagens sobre moda, beleza e comportamento.
Em junho de 1985, mais uma mudança aconteceu, essa que se estende até os dias de hoje (em 2005, a revista comemorou seus 20 anos). A Capricho passou a ser voltada para garotas de 15 a 22 anos, tornou-se “a revista da gatinha”, slogan criado por Washington Olivetto, acrescentando um “miau” no seu logotipo.
Três anos depois, ocorreram outras mudanças de posicionamento, por consequência de alterações na orientação editorial, adequando a revistas às leitoras que a linha editorial pretendia atingir. No final de 1989, mais mudanças, agora se voltando para meninas de 12 a 19 anos, das classes A e B. Essas mudanças somaram-se também ao novo projeto gráfico.
As alterações no projeto editorial resultaram em mudanças na linguagem, textos mais simplificados e capas sempre com alguma modelo iniciante. Essas mudanças resultaram o sucesso. Entre 1990 e 1991 a Capricho foi a mais vendida do segmento.
Em 2005, a Capricho voltou a ter um slogan (desde 1985 não tinha), o novo slogan “Seja diferente. Seja você” apareceu em todas as capas, mostrando a imagem da autenticidade da revista. A missão era formar e informar garotas de atitude.
CAPRICHO HOJE
“CAPRICHO é a revista que entende e respeita as idéias e valores da adolescente. Tudo o que faz a menina chegar a uma opinião mostrando com clareza os assuntos do universo dela. Para a gente, seriedade não é sinônimo de mau humor. Na revista, ela encontra matérias sobre a intimidade dos famosos, comportamento, moda, relacionamentos e outras informações importantes como: programação de shows, eventos e um guia de compras com preços e endereços.
A Capricho tem como objetivo de mercado continuar sendo a melhor revista para adolescentes. Sua missão é informar, entreter, formar e conectar a maior comunidade de garotas com estilo e atitude do país.” (Abril.com)
A revista oferta os temas e assuntos de interesse das meninas e oferece aos anunciantes um canal de comunicação direto com o público adolescente. “Líder absoluta no seu segmento, CAPRICHO é a sua linha direta com a garota que está definindo sua personalidade e também construindo o seu perfil de comportamento e de consumo.” (PUBLIABRIL)
A revista tem periodicidade quinzenal, atingindo 85% das adolescentes femininas. Na região sudeste, a Capricho tem sua maior representatividade, com 62% de vendas, com tiragem de 230 mil exemplares. A Capricho tem formato de 20,2 x 26,6 cm, com papel tipo Couchê 130g para a capa e no interior Lwc 57g.
PROJETO GRÁFICO DA REVISTA CAPRICHO
O projeto gráfico tem total importância na produção de uma publicação. É sabido da importância do projeto gráfico para atingir os objetivos do mercado estabelecidos pelo projeto editorial, para se alcançar a harmonia.
Para enfocar e dialogar com o público-alvo, os projetos gráficos tornam-se mais marcantes, gerando rápida identificação do leitor com a publicação e também o seu reconhecimento em meio a outras publicações no ponto-de-venda.
O projeto gráfico da revista Capricho tende a modificação aproximadamente a cada dois anos, dependendo da percepção de que o seu público mudou, principalmente por se tratar de um leitor em constante transformação, as adolescentes. O projeto gráfico da revista Capricho torna-se mais flexível ao passar dos anos.
Em relação ao projeto gráfico, e toda sua universalidade, juntamente com as mudanças nas linhas editoriais da Capricho, aconteceram mudanças para acompanhar e integrar forma e conteúdo.
Os tipos de papéis, utilizados tanto na capa como no interior e as cores usadas (policromia) permaneceram constantes. O tamanho da revista variou de acordo com o projeto gráfico, e a quantidade de páginas é variável de acordo com a edição. A quantidade de colunas usadas, na maioria das edições e editorias, é três, sofrendo algumas alterações, de duas a quatro colunas.
A fontes são variáveis, usa-se o tipo com serifa, sem serifa, manuscrita e decorativa. As fontes com serifa são utilizadas nos textos. As matérias não são longas, a presença de fotografias em páginas inteiras é marcante, notas curtas são apresentadas nos mais variados temas e editorias.
A Capricho utiliza muito de imagens e fotos, algumas meramente ilustrativas, para preencher as páginas, já que não apresentam legendas explicativas. A revista sempre usou muito as figuras com o fundo recortado, tornado-se esse estilo uma referência da publicação. Outro elemento gráfico característico da revista Capricho sempre foi a presença de cores fortes (cores fluorescentes e contrastantes entre si em uma mesma página), já que a publicação se destina a adolescentes.
As ilustrações, imagens com fundo cortado e cores fortes e contrastantes são marcantes e de identidade no estilo gráfico da Capricho. A função era estética e lúdica, com finalidade de enfeitar as páginas e também para ser cortadas e coladas pelas leitoras, tanto que em 1997, a revista criou a seção Corte e Cole, com esta finalidade.
Entre 1995 e 2005, sete projetos gráficos foram utilizados na revista Capricho. Os projetos gráficos foram reformulados em intervalos aproximados de dois anos, sofrendo alterações e adaptações.
A partir de 1996, a diagramação ficou mais livre, não se prendendo aos grids (colunas que dividem as páginas).
ANÁLISE COMPARATIVA
Os exemplares da revista Capricho escolhidas para a comparação foram:
Capricho. Edição nº 949. 19 de setembro de 2004
Capricho. Edição nº 1106. 26 de setembro de 2010
Dividimos a análise em quatro segmentos: Capa, Índice, Matéria de Capa e Assuntos e Abordagens Secundárias.
CAPA (anexo)
As cores utilizadas nos elementos que compõem a capa estão mais suaves, em tons pastéis. Em 2004, as cores eram mais fortes, com predominância dos tons escuros, e também a mistura de cores contrastantes, como na capa analisada, em que se mistura vermelho, vários tons de azul, amarelo, roxo, preto e branco. A edição atual está mais clean, as cores utilizadas são rosa e azul, variando em suas tonalidades, e as cores básicas, o preto e o branco.
As chamadas na capa estão mais limpas, com maior espaçamento e predominância da caixa alta, diferentemente da edição nº 949, que havia muitas chamadas, em caixa baixa, e pouco espaçamento entre elas. Um fator que sempre foi característico da revista Capricho é o uso de várias tipografias, a mistura das famílias tipográficas, tanto na capa como no interior da publicação
A forma de apresentação dos elementos básicos, como nº da edição, data, preço, editora e site também apresentaram alterações. Em 2004, o logotipo da editora aparecia abaixo do logotipo da revista, com nº da edição, data e preço, e o site no lado aposto, também abaixo do logotipo. Em 2010, o logotipo da editora aparece no canto inferior esquerdo, e as informações de nº da edição, data e preço no canto inferior direito, e o site aparece no canto superior esquerdo. A forma de divulgar o site também mudou, antes aparecia o ‘www’, agora apenas o ‘capricho.com.br’.
ÍNDICE
Em relação às cores, o uso delas está moderado, predominou nesta edição analisada, o roxo e preto, sem variações de tonalidades, e apenas dois elementos azuis. Há variação na tipografia, com mistura de cursiva e comum sem serifa.
MATÉRIA DE CAPA
A capitular, que antes aparecia no texto, hoje já não aparece mais. As cores das páginas desapareceram, atualmente, na edição analisada, a página é branca com alguns elementos coloridos, como título e perguntas da entrevista. As imagens (fotos) estão maiores e mais limpas.
ASSUNTOS E ABORDAGENS SECUNDÁRIAS
EDITORIAL
CARTOLAS
NUMERAÇÃO DA PÁGINA
TIPOGRAFIA
A revista Capricho tem como característica a não utilização de tipografias concordantes nas páginas. Em seu projeto gráfico, há tipografias conflitantes e contrastantes. Não se observa em uma mesma página uma única tipografia, observa-se o uso diverso delas, com dois ou mais estilos tipográficos na mesma página.
Disponível em PDF com imagens, entre em contato.
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