segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

UNICAMP - RELEASES

Primeiro Simpósio da Unicamp de Arte Capoeira

A Unicamp realiza através da Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC)  e do Espaço Cultural Casa do Lago, com o apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) e ABADÁ CAPOEIRA, Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira, o Primeiro Simpósio da Arte Capoeira.
A mesa redonda com mestre e doutores da capoeira será no dia 6 de outubro, quarta-feira, das 11h às 14h, na Casa do Lago, Rua Érico Veríssimo, s/n, Cidade Universitária Zeferino Vaz. Os palestrantes serão Mestre Camisa, Dr. Odilon José Roble, Dr. Mohamed Habib, Dr. Robert Slenes e Mestre Gladson. Às 19h, do mesmo dia, será ministrada uma aula aberta com o Mestre Camisa, no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, Rua Elis Regina, s/n, Cidade Universitária Zeferino Vaz.
O Mestre Camisa – foi aluno do Mestre Bimba (criador da capoeira regional), seu início na capoeira foi nos anos 60, é presidente e fundador da ABADÁ CAPOEIRA, associação que tem mais de 60 mil integrantes e está presente em 42 países – fará uma reflexão da capoeira primitiva e atual e também o desenvolvimento e perspectivas futuras. O Dr. Odilon – atualmente é professor do Departamento de Educação Motora da Faculdade de Educação Física da Unicamp – apresentará a dança e filosofia da capoeira.
O Primeiro Simpósio da Arte Capoeira também contará com a palestra de Capoeira e Inclusão Social, sob comando do Mestre Gladson – professor universitário, coordenador de vários projetos e cursos sobre capoeira. Ainda estarão presentes o Dr. Mohamed Habib – Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp; e o Dr. Robert Slenes – pós-doutorado em História e professor titular da Unicamp – ministrando a Realidade das famílias escravas no Brasil Império.
O GGBS e a Casa do Lago realizam eventos e ações sociais para a população, integrando-a no cenário universitário, oferecendo oportunidade de aprendizado. O Simpósio de Arte Capoeira traz a cultura brasileira e africana para os dias de hoje, um esporte cultural próprio do país.
Para participar do Primeiro Simpósio da Unicamp de Arte Capoeira não é necessário fazer inscrição, basta comparecer no local de realização.





Unicamp realiza a I Feira da Solidariedade

            Entre os dias 6 e 7 de dezembro, das 9h às 16h, o Grupo Gestor de Benefícios Sociais - GGBS, da Unicamp, promove a I Feira da Solidariedade, em prol de entidades assistenciais de Campinas e região, que será realizada na Praça do Ciclo Básico da Universidade.
            Artigos confeccionados pelas entidades, como artesanato, pinturas etc., estarão a venda nos dois dias da Feira da Solidariedade. Shows culturais também serão apresentados. No dia 6, Os Meninos Sapateadores do Jardim São Marcos, e no dia 7, Bate Lata e Dança de Rua. As apresentações acontecem das 12h às 14h.
            As entidades participantes serão: Fundação ORSA, Desafio Jovem SHEKINÁH, Instituto dos Cegos de Campinas Trabalhadores – ICCT, Núcleo de Voluntários do Hospital de Clínicas – NUVOHC, Associação Nazarena de Assistência – ANA, Associação Beneficente Campineira – ABC SÃO MARCOS, Centro de Estudos e Promoção da Mulher Marginalizada – CEPROMM, Associação DVA, Casa de Caridade Cultura João XXIII e Lar Evangélico Alice de Oliveira (idosos).

Para obter mais informações sobre a feira, entre em contato com o Departamento de Comunicação do GGBS, pelo fone (19)3521-2546





Unicamp resgata sua história a partir de depoimentos de seus funcionários

           

No dia 16 de dezembro, a Unicamp, através do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), lançará o livro “Faço Parte Desta História”, que resgata a história da Universidade através de depoimentos de funcionários que ingressaram na Instituição sendo guardinhas, patrulheiros e mensageiros.
            A ideia de fazer um livro composto de relatos, imagens fotográficas e a trajetória de adolescentes que participaram da história da Unicamp, começou em 27 de novembro de 2009, com um encontro de todos os profissionais que ingressaram ainda jovens.
            Foram colhidos 88 depoimentos, incluindo as representantes do Circulo de Amigos do Menor Patrulheiros de Campinas (CAMPC) e da Associação de Educação do Homem de Amanhã (AEDHA), Maria Angélica Barreto Pyles e Maria Helena Novaes Rodriguez.
            O evento que lançará o livro acontecerá no dia 16 de dezembro, às 18h30, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, no Campus de Barão Geraldo.

           Para obter mais informações, entre em contato com Departamento de Comunicação do GGBS, pelo fone (19)3521-2546 ou pelo e-mail ggbs@reitoria.unicamp.br

Nenhum comentário: